Cólicas menstruais – 8 dicas para aliviar esse desconforto

por em Saúde e Bem-Estar 18/07/2022

Com este artigo procuramos dar-lhe estratégias para que as suas cólicas menstruais não sejam tão dolorosas! 

  • As suas dores menstruais são tão desconfortáveis que fazem com que não apeteça fazer nada?
  • Sente irritabilidade que só lhe apetece gritar com toda a gente?
  • Fica com a zona abdominal inchada, e nem apetece vestir nada?
  • As dores de cabeça, enxaquecas, náuseas, obstipação ou diarreia deixam-na incomodada?

Se tem estes sintomas que enunciámos, este artigo é dedicado a si.

Também conhecidas por tensão pré-menstrual (TPM), dor menstrual ou dismenorreia, as cólicas menstruais podem surgir vários dias antes e geralmente acabam algumas horas após o início da menstruação.

Para muitas mulheres estas dores são apenas incómodas e passam rapidamente, mas cerca de 5% a 15% das mulheres que sofrem de cólicas menstruais tão intensas que interferem nas atividades diárias, o que faz com que por vezes faltem ao trabalho ou à escola.

Se esse é o seu caso não desespere, pois a boa notícia é que as dores menstruais tendem a diminuir de intensidade com a idade e após a gravidez, uma vez que os níveis hormonais se vão regularizando.

Causas das cólicas menstruais

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado se possa implantar nele. Quando não há gravidez, no final do ciclo o óvulo descama e é expelido na menstruação.

Então vamos lá conhecer alguns dos motivos que causam estas dores tão incómodas.

Existem 2 tipos de causas para as cólicas menstruais:

Primária

Cerca de 50% das mulheres tem cólicas menstruais ao longo da vida. Nestes casos, a dor pode ser de natureza desconhecida e pode ser provocada pela libertação de substâncias chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas ajudam o útero a contrair e relaxar, de modo que o endométrio consiga descamar e ser eliminado através da menstruação. Mas se o útero se contrair fortemente, o fluxo sanguíneo é reduzido, e o nível de oxigénio para o tecido muscular do útero diminui, causando dor.

Secundária

A dor pode ser provocada por inflamações pélvicas, endometriose (doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. o tecido endometrial cresce dentro da parede do útero, fazendo com ela se expanda e inche durante a menstruação), e fibromiomas (tumores não cancerosos), defeitos congénitos, entre outros.

8 dicas naturais para evitar e aliviar as cólicas menstruais:

Assim, damos-lhe aqui algumas dicas de como pode tornar melhor estes momentos difíceis, para que se mantenha cheia de energia e com alegria!

1- Descansar e dormir o suficiente

relaxar

Devido à queda hormonal, é normal que fique um pouco mais cansada. Se puder, tire uns momentos para relaxar quando a cólica estiver mais intensa.

2- Praticar exercício físico regularmente

exercicio de alongamento para alivio no joelho

O exercício físico frequente liberta endorfinas, que também funcionam como analgésicos naturais, ajudando no equilíbrio hormonal e no fortalecimento dos nossos músculos. Também faz com que as cólicas reduzam durante a menstruação e ajuda a diminuir o inchaço abdominal e a irritabilidade, ansiedade e insónia.

3- Fazer exercícios de alongamento

Alongamento

Os alongamentos relaxam os músculos e aliviam a dor. A prática de yoga também é muito benéfica para algumas mulheres. Adicionalmente, o Reiki também pode ser uma grande ajuda no controlo da dor, equilíbrio emocional e aumento da qualidade de vida.

Já pensou em se inscrever num ginásio, fazer uma caminhada, correr ao ar livre ou fazer uma terapia de reiki? Do que está à espera?

4- Massajar a barriga

Ao massajar a barriga e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos. Isso irá ajudar a relaxar os músculos.

5- Usar técnicas de redução do stress

meditar-e-relaxar

Pratique meditação ou exercícios de relaxamento. Ter stress é normal. No entanto, quando o stress é contínuo desencadeia uma série de reações hormonais no organismo, levando ao aumento do cortisol (hormona do stress). De fato, a alta libertação de cortisol durante períodos de stress afeta muito o nosso equilíbrio hormonal. Assim, sugerimos que cuide de si e não se cobre tanto.

Sente-se ou deite-se confortavelmente … coloque uma música suave … imagine-se num local agradável … feche os olhos e sinta o prazer de relaxamento.

Foque-se apenas na música… aproveite este momento para estar consigo, para se mimar, para se cuidar…

Quando os pensamentos divagarem, volte a focar-se na música. Se sentir dor, observe a sua dor e volte a focar-se na música….

Pratique todos os dias a sua meditação durante alguns minutos. Vá aumentado gradualmente a meditação até atingir os 30 minutos todos os dias.

6- Beber bastantes líquidos

beber liquidos

No período pré-menstrual escolha os chás naturais e com propriedades calmantes, como o de camomila. Evite bebidas estimulantes, como café e bebidas açucaradas.

7- Ter uma boa alimentação

Ter uma dieta rica em fibras e vegetais, vitaminas B1, B6 e E, além de gorduras boas proveniente dos peixes. Consumir uma maior quantidade de frutas, verduras e alimentos com alto teor de cálcio, magnésio e vitamina D; consumir menos sal, que muitas vezes reduz a retenção de líquidos e alivia o inchaço. Consumir amêndoas, castanhas, espinafre, couve, agrião, linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, chia, gergelim, melão e sardinhas. A cúrcuma ou açafrão também possui várias propriedades anti-inflamatórias.

8- Colocar sobre a barriga uma almofada terapêutica aquecida no micro-ondas 

Almofada Terapeutica - Dores Menstruais - Rústica

O calor é um método simples, mas testado e comprovado, de aliviar a dor das cólicas menstruais, além de não ter efeitos secundários.  Usar uma fonte de calor na região do ventre ajuda, e muito, no controle da dor. Encontre uma posição confortável e relaxe com o calor da almofada terapêutica aquecida.

No caso de a sua dor se espalhar para a coluna lombar, o truque é utilizar uma Almofada Terapêutica sobre a barriga e outra Almofada Terapêutica sobre as costas, na zona lombar.

Quando consultar um médico

Se experimentou todas essas dicas e ainda sente muita dor, é importante conversar com o seu médico e marcar uma consulta.

 

Esperamos que este artigo a tenha ajudado e contamos com a sua visita em breve.

Cuide-se e mime-se. Você merece o melhor ♥

15 Comments
  1. Excelente artigo. Muito esclarecedor. Obrigado!

  2. Um dos meus amigos sugeriu-me recentemente o vosso site.
    Tem artigos fantásticos!

    • Natural Body and Soul 21/12/2021 at 17:35 Responder

      Ficamos muito felizes ao saber que o site está a ser visto pelos amigos dos nossos clientes.
      Voltem sempre!
      Obrigada.

  3. Estas Almofadas Terapêuticas têm mesmo resultados!
    Estava com dores menstruais e usei uma das vossas Almofadas Terapêuticas. Uau! Fez mesmo efeito rápido!
    Adoro e aconselho.

    • Natural Body and Soul 21/12/2021 at 17:38 Responder

      Que bom que as suas dores menstruais passaram rapidamente!
      Ficamos muito felizes com o bem-estar que a Almofada Terapêutica lhe proporcionou.
      Volte sempre!
      Obrigada.

  4. O vosso blog é um sucesso, muito completo. Sente-se a vossa paixão!

    • Natural Body and Soul 21/12/2021 at 17:41 Responder

      De facto, o nosso projeto de almofadas terapêuticas de caroços de azeitona culmina na concretização de uma ideia, um sonho, uma filosofia de vida.
      Muito obrigado pelo carinho.

  5. Gostei muito do vosso artigo. Foi bastante esclarecedor! Obrigada.

  6. Excelente blog! Ao visitar a vossa loja online vi que tem produtos muito interessantes e úteis.

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  8. Adoro o vosso site!

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