Cólicas menstruais – 8 dicas para aliviar esse desconforto

por em Bem-Estar 19/06/2020

Com este artigo procuramos dar-lhe estratégias para que as suas cólicas menstruais não sejam tão dolorosas! 

  • As suas dores menstruais são tão desconfortáveis que fazem com que não apeteça fazer nada?
  • Sente irritabilidade que só lhe apetece gritar com toda a gente?
  • Fica com a zona abdominal inchada, e nem apetece vestir nada?
  • As dores de cabeça, enxaquecas, náuseas, obstipação ou diarreia deixam-a incomodada?

Se tem estes sintomas que enunciámos, este artigo é dedicado a si.

Também conhecidas por tensão pré-menstrual (TPM), dor menstrual ou dismenorreia, as cólicas menstruais podem surgir vários dias antes e geralmente acabam algumas horas após o início da menstruação.

Para muitas mulheres estas dores são apenas incómodas e passam rapidamente, mas cerca de 5% a 15% das mulheres que sofrem de cólicas menstruais tão intensas que interferem nas atividades diárias, o que faz com que por vezes faltem ao trabalho ou à escola.

Se esse é o seu caso não desespere, pois a boa notícia é que as dores menstruais tendem a diminuir de intensidade com a idade e após a gravidez, uma vez que os níveis hormonais se vão regularizando.

Causas das cólicas menstruais

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, no final do ciclo o óvulo descama e é expelido na menstruação.

Então vamos lá conhecer alguns dos motivos que causam estas dores tão incómodas.

Existem 2 tipos de causas para as cólicas menstruais:

Primária

Cerca de 50% das mulheres tem cólicas menstruais ao longo da vida. Nestes casos, a dor pode ser de natureza desconhecida e pode ser provocada pela libertação de substâncias chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas ajudam o útero a contrair e relaxar, de modo que o endométrio consiga descamar e ser eliminado através da menstruação. Mas se o útero se contrair fortemente, o fluxo sanguíneo é reduzido, e o nível de oxigénio para o tecido muscular do útero diminui, causando dor.

Secundária

A dor pode ser provocada por inflamações pélvicas, endometriose (doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. o tecido endometrial cresce dentro da parede do útero, fazendo com ela se expanda e inche durante a menstruação), e fibromiomas (tumores não cancerosos), defeitos congénitos, entre outros.

8 dicas naturais para evitar e aliviar as cólicas menstruais:

Assim, damos-lhe aqui algumas dicas de como pode tornar melhor estes momentos difíceis, para que se mantenha cheia de energia e com alegria!

Almofada Terapeutica - Dores Menstruais - Rústica

Almofada Terapeutica – cólicas menstruais

1- Descansar e dormir o suficiente

Devido à queda hormonal, é normal que fique um pouco mais cansada e só apeteça ficar descansada. Se puder, tire uns momentos para relaxar quando a cólica estiver mais intensa.

2- Praticar exercício físico regularmente

O exercício físico frequente liberta endorfinas, que também funcionam como analgésicos naturais, ajudando no equilíbrio hormonal e no fortalecimento dos nossos músculos. Também faz com que as cólicas reduzam durante a menstruação e ajuda a diminuir o inchaço abdominal e a irritabilidade, ansiedade e insónia.

3- Fazer exercícios de alongamento

Os alongamentos elaxam os músculos e aliviam a dor. A prática de yoga também é muito benéfica para algumas mulheres. Adicionalmente, o Reiki também pode ser uma grande ajuda no controlo da dor, equilíbrio emocional e aumento da qualidade de vida.

Já pensou em se inscrever num ginásio, fazer uma caminhada, correr ao ar livre ou fazer uma terapia de reiki? Do que está à espera?

4- Massajar a barriga

Ao massajar a barriga e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos. Isso irá ajudar a relaxar os músculos.

5- Usar técnicas de redução do stress

Pratique meditação ou exercícios de relaxamento. Ter stress é normal. No entanto, quando o stress é contínuo desencadeia uma série de reações hormonais no organismo, levando ao aumento do cortisol (hormona do stress). De fato, a alta libertação de cortisol durante períodos de stress afeta muito o nosso equilíbrio hormonal. Assim, sugerimos que cuide de si e não se cobre tanto.

6- Beber bastantes líquidos

No período pré-menstrual escolha os chás naturais e com propriedades calmantes, como o de camomila. Evite bebidas estimulantes, como café e bebidas açucaradas.

7- Ter uma boa alimentação

Ter uma dieta rica em fibras e vegetais, vitaminas B1, B6 e E, além de gorduras boas proveniente dos peixes. Consumir uma maior quantidade de frutas, verduras e alimentos com alto teor de cálcio, magnésio e vitamina D; consumir menos sal, que muitas vezes reduz a retenção de líquidos e alivia o inchaço. Consumir amêndoas, castanhas, espinafre, couve, agrião, linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, chia, gergelim, melão e sardinhas. A cúrcuma ou açafrão também possui várias propriedades anti-inflamatórias.

8- Colocar sobre a barriga uma almofada terapêutica aquecida no micro-ondas 

O calor é um método simples, mas testado e comprovado, de aliviar a dor das cólicas menstruais, além de não ter efeitos secundários.  Usar uma fonte de calor na região do ventre ajuda, e muito, no controle da dor. Encontre uma posição confortável e relaxe com o calor da almofada terapêutica aquecida.

No caso de a sua dor se espalhar para a coluna lombar, o truque é utilizar uma Almofada Terapêutica sobre a barriga e outra Almofada Terapêutica sobre as costas, na zona lombar.

Quando consultar um médico

Se experimentou todas essas dicas e ainda sente muita dor, é importante conversar com o seu médico e marcar uma consulta.

 

Esperamos que este artigo a tenha ajudado e contamos com a sua visita em breve.

Cuide-se e mime-se. Você merece o melhor ♥

8 Comments
  1. Excelente artigo. Muito esclarecedor. Obrigado!

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