Como lidar com o stress

por em Saúde e Bem-Estar 24/04/2022

Como detetar o stress na nossa vida

O stress faz parte do dia a dia, é benéfico pois coloca-nos em ação, serve para estarmos atentos ao perigo como, por exemplo, quando estamos prestes a ser atropelados.

O problema é quando o stress passa a ser crónico e causa mau estar físico e emocional, tal como ansiedade, angústia, dores menstruais, dores de estômago, diarreia, prisão de ventre, dores de cabeça, insónia, irritabilidade, doenças cardíacas.

A forma como lidamos connosco, o que dizemos a nós próprios e aos outros também podem ser fatores causadores de stress. Pode pensar que são apenas palavras e que não tem nem um significado, mas as palavras são extensões do que nós pensamos,  impactando não só a sua vida como a vida das pessoas próximas a si.

Segundo a Organização mundial de saúde, o stress conjugado com a ansiedade e a depressão são as doenças mais comuns do mundo.

Ao escrever este artigo tenho como intenção alertar-vos para os efeitos do stress e como podem alterar a vossa forma de vida. Sei que para alguns de vocês este pode ser um artigo muito útil, mas para outros não faz qualquer sentido pois não estão preparados para fazer estas mudanças profundas. E está tudo bem, cada um tem a vida que procura.

Muitas vezes assumimos demasiada responsabilidade, trabalhamos demais e não nos apercebemos que estamos a entrar num nível de stress elevado e que precisamos descansar e relaxar.

Eu já passei por momentos de grande stress há uns anos atrás, que me causou problemas de saúde. E o que é mais curioso é que não me apercebia que vivia em stress.

Tenho visto várias pessoas com doenças graves que conseguem superar os seus problemas de saúde. Se é uma dessas pessoas que está no caminho da evolução pessoal, Parabéns!

Outras pessoas mantêm as suas crenças enraizadas e não conseguem sair desse desconforto.

Já dei muitos conselhos a várias pessoas que se mantêm na mesma situação de stress e não mudam nada, mas outras conseguem dar a volta por cima porque estão dispostas a ouvir e a mudar os seus hábitos e comportamentos, tanto a nível da sua alimentação como a nível dos seus pensamentos. Talvez você seja uma dessas pessoas que está disposta a mudar e, se é isso, os meus sinceros parabéns!

O que implica o stress

O stress gera aumento de tensão física e psicológica. Quando chega a determinado nível deixamos de ter controle sobre o que nos acontece.

Com o stress começamos a ter mais ansiedade, irritabilidade, ficamos com menos energia.

O stress pode causar várias doenças.

Eu sempre fui uma pessoa muito calma, nunca gostei de ofender os outros nem de levantar problemas. Pois é, mas o que eu não sabia é que transmitia calma por fora, mas por dentro eu era um turbilhão de emoções. Isso acabou por me causar mau estar. Tinha constantemente dores e tensões na cervical, inchaço abdominal, dores no braço, dores de garganta.

Sempre gostei de ter uma alimentação saudável, que é bom, mas não é o suficiente, pois o que nós pensamos faz uma grande diferença na forma como nos sentimos e lidamos connosco próprios e com os outros.

Sofre deste problema? Quer mudar o seu comportamento? Quer sair do marasmo em que se encontra? Então este artigo é para si.

Quer mudar o outro com as suas palavras e os seus conselhos? Saiba que não vai conseguir.

A única mudança está em si. Comece por si e vai ver que os outros à sua volta se vão adaptar e também começar a mudar.

Esta mudança exige esforço, mas se se mantiver focado vai ter resultados extraordinários.

Está preparado?

Como controlar o stress, ansiedade e depressão?

É possível ter controlo sobre o stress e ansiedade para que não tenhamos que estar deprimidos.

Como controlar o stress

É muito importante começar por mudar os nossos hábitos:

  • Evitar fatores que sabemos que nos vão stressar como, por exemplo o trânsito, sair uns minutos antes da hora de ponta
  • Fazer coisas que nos dão prazer, como por exemplo, caminhar, contemplar a natureza, estar com amigos
  • Sentir gratidão. A gratidão aumenta as hormonas do prazer.
  • Ler livros de desenvolvimento pessoal
  • Fazer exercício físico – Pode praticar uma atividade física de impacto, mas guarde tempo também para fazer exercícios de relaxamento
  • Alimentarmo-nos de forma saudável e rica
  • Fazer uma massagem relaxante
  • Beber um chá calmante como de alfazema ou camomila
  • Fazer exercício respiratório que ajuda a dormir melhor e a oxigenar o cérebro
  • Praticar o mindfullness, aqui e agora
  • Relaxar com uma Almofada Terapêutica

E agora pergunta: E como há tempo para tudo?

É simples 😊. Experimente definir prioridades. Antes de dormir faça uma lista do que tem para fazer no dia seguinte. Assim, não se deita preocupado, dorme melhor e sem preocupações e acorda com energia para fazer o que tem que ser feito!

Quando estiver a fazer o que planeou, foque-se numa coisa só

Viva o momento presente, não queira viver o amanhã. Não pense no que pode correr mal.

Se priorizarmos o que é importante para a nossa vida conseguimos gerir.

Eu digo muitas vezes às minhas filhas “há tempo para tudo, basta querermos que assim seja”.

Veja as mudanças a acontecer

 O nosso corpo reagirá de acordo com o que acreditamos. 

Se o estresse for tratado de forma efetiva ele poderá transformar-se em energia boa que poderá impulsionar para algo que realmente lhe trará coisas positivas. Então acredite que sempre existem formas para conseguirmos o que desejamos mesmo que no momento não tenhamos os recursos necessários, pelo menos saberá como fazer.

Aproveite para ler o artigo Dor de cabeça e enxaquecas – 8 formas de aliviar

“Seja a mudança que você deseja ver no mundo” (Gandhi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Olá
    Podemos ajudar?
    NBS
    Olá, Bem vindo(a),
    Podemos ajudar?