Prevenir e aliviar a tendinite no pulso – 7 dicas para ter sucesso

por em Bem-Estar 12/08/2020

Para prevenir e aliviar a tendinite no pulso basta estar atento aos primeiros sintomas e não deixar que a dor evolua.

Conheça as 7 dicas naturais que preparámos para si de forma a prevenir e aliviar a tendinite no pulso

  • Está muitas horas sentado em frente ao computador?
  • Faz movimentos repetitivos e tem frequentemente lesões e inflamações nos tendões da mão e do pulso?

Se tem estes sintomas que enunciámos, este artigo é dedicado a si.

Os tendões são muito importantes para que consigamos realizar movimentos, tais como fletir, estender e até rodar. Além disso, os tendões são as extensões finais dos músculos, responsáveis pela ligação com os ossos.

A inflamação nos tendões é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos, pois essas articulações são as mais expostas aos esforços repetitivos.

Neste artigo vamos debruçar-nos sobre a tendinite no pulso. Assim, se sente inchaço à volta da articulação do pulso, dor e vermelhidão local, dificuldade de movimentação da área afetada devido à sensação de dor, então tem todas as probabilidades de estar com uma tendinite.

Prevenir e aliviar a tendinite no pulso – 7 dicas

Ninguém merece sofrer, pelo que é importante prevenir que a dor no pulso se instale e agrave.

Em muitos casos, a inflamação nos tendões é consequência de hábitos modernos. A boa notícia é que é possível escapar das dores ou, pelo menos, controlá-las

Para isso, apresentamos-lhe algumas dicas para fazer com que isso aconteça:

1- Faça pausas regulares entre as atividades rotineiras 

Sabia que as pausas no trabalho, ao contrário do que se pensa, são a melhor forma de nos tornarmos mais produtivos? Já pensou que passamos 8 horas do nosso dia a fazer exatamente a mesma coisa? Quantas vezes lhe aconteceu estar a olhar para o seu trabalho e não se estar a sentir produtivo, levantar-se e dar uma volta, e quando chega tudo parece mais fácil.
Fazer pausas durante o dia de trabalho ajuda a aliviar o stress, muito comum nas nossas vidas, e a melhorar o nosso bem-estar mental

2- Pratique exercício físico moderadamente, para proteger os tendões, de forma a fortalecer os músculos.

O sedentarismo é extremamente prejudicial para a nossa saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é considerada o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

O exercício físico moderado traz muitos benefícios para a nossa saúde física e mental.A atividade física regular reduz os níveis de ansiedade e stress, fornece mais energia, melhora da memória, aumenta o humor, melhora da concentração, alívia dores e tensões musculares, melhor qualidade do sono

Não é preciso fazer exercício físico intenso para melhorar a resistência e fazer o fortalecimento dos músculos e tendões.

Basta andar durante 30 min. por dia ou fazer exercícios como hidroginástica, pilates e yoga e vai ver grandes diferenças no seu corpo e na sua mente.

3- Faça alongamentos diariamente. A Falta de alongamento e trabalho muscular acaba por sobrecarregar o tendão

Fazer alongamentos é essencial para aumentar a flexibilidade muscular. Quanto mais alongado estiver o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, assim, maior a sua flexibilidade. Além de proporcionar maior agilidade e elasticidade, também ajuda a prevenir lesões.

Os alngamentos podem ser feitos em qualquer idade.

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos reduzem as tensões musculares, relaxam o corpo, previnem lesões e ainda aumentam o raciocínio.

4- Use uma almofada terapêutica de caroços de azeitona para apoiar o pulso quando trabalha ao computador

Almofada Térmica Terapêutica - Apoio de pulso - Rústico

Os caroços de azeitona fazem com que o pulso se molde quando se movimenta.

Coloque a almofada terapêutica debaixo do pulso. Além de proporcionar mais conforto e estabilidade ao usar o computador, também faz uma massagem contínua à medida que movimenta o seu pulso. Adicionalmente, molda-se à pressão exercida, pois os caroços de azeitona acompanham os movimentos. Pode também, se preferir, aquecer a almofada no micro-ondas durante 1 minuto e colocar debaixo do pulso.

5- Arranje uma cadeira confortável para que possa ter uma postura correta no local de trabalho.

É importante manter uma postura direita na cadeira, de modo a não sobrecarregar músculos e ligamentos. As posturas inadequadas implicam um mau posicionamento das articulações ao efetuar alguns movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, “tablets” ou telemóveis, e isso provoca a fadiga dos tendões.

Damos-lhe aqui algumas dicas de como deve fazer: Encoste-se na cadeira com a coluna direita e os ombros levemente para trás, não cruze as pernas, olhe para o meio do ecrán do computador, mantenha o pescoço direito e os ombros relaxados, coloque as mãos e punhos em cima da mesa ao lado do teclado.

6- Pratique uma alimentação saudável

A alimentação deve ser completa, equilibrada e variada, proporcionando, assim, a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.

A alimentação saudável ajuda, não só no equilíbrio do organismo, mas também a manter a atenção e melhorar a concentração

7- Liberte-se do stress, faça exercícios de meditação ou yoga. 

O Stress implica contraturas musculares e fadiga, prejudicando os tendões.

Experimente meditar todos os dias.

Sente-se ou deite-se confortavelmente … coloque uma música suave … imagine-se num local agradável … feche os olhos e sinta o prazer de relaxamento.

Foque-se apenas na música… aproveite este momento para estar consigo, para se mimar, para se cuidar…

Ao praticar yoga, aprendemos a respirar de forma consciente, usando a nossa capacidade pulmonar completa, o que influencia na redução de ansiedade, depressão e stress.

Depois da tendinite no pulso instalada, veja ainda o que pode fazer para evitar maiores danos:

1- Descanse. Numa fase inicial, e na presença de dor moderada a intensa, é importante descansar;

2- Aplique uma almofada terapêutica arrefecida no congelador sobre o tendo inflamado, durante 15 minutos, pelo menos 2 vezes por dia, para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

3 -Use uma pomada anti-inflamatória.

Experimentou todas estas dicas e nada resultou?

Não se preocupe … está tudo bem…. dê tempo ao tempo ..

Converse com seu médico. 

Cuide-se e mime-se. Você merece o melhor ♥

Deixe uma resposta