Dor de cabeça e enxaquecas – 8 formas de aliviar

por em Bem-Estar 30/06/2022

Está cansado de sofrer com dores de cabeça e enxaquecas? Sente irritabilidade que só lhe apetece gritar com toda a gente? Está saturado de tomar medicação e não há forma de aliviar as dores de cabeça que atrapalham o seu dia a dia?…

Será que há outra solução que não apenas medicação? Se algumas destas questões lhe vêm à mente, não desepere, a dor de cabeça tem solução.

A medicação ajuda-o a aliviar as dores de cabeça, mas, mais cedo ou mais tarde elas voltam a aparecer. Ao relaxar e cuidar de si tem a oportunidade de viver uma vida com menos dor e, juntamente com a sua dedicação e empenho, viver mais feliz…

Não tenha dúvidas, este é o momento para tratar de si. Aprenda a aliviar a sua dor de cabeça.

Cuide de si e da sua saúde.Queremos ouvir a sua história de sucesso. Queremos partilhar a sua história!

Sabia que a dor de cabeça que o impede de realizar as atividades diárias pode ser desencadeada pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, stress ou outros fatores?

Enxaqueca e dor de cabeça não são exatamente a mesma coisa. A dor de cabeça, é mais frequente e menos dolorosa que a enxaqueca.

A enxaqueca atinge cerca de 12% da população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que a enxaqueca é a 8ª causa comparada com as restantes doenças do mundo que dá incapacidade a nível mundial durante a vida.

Acima de tudo, as enxaquecas são bastante incapacitantes e afetam imenso a vida das pessoas. Se este é o seu caso, não desespere, nós temos dicas que o vão ajudar a aliviar as suas dores.

Dicas simples para aliviar ou reduzir a dor de cabeça

Tinha ideia que a dor de cabeça pode ser suavizada com terapias naturais? Pois é, a procura de alívio das terapias naturais é entender que a nossa parte física, mental e emocional estão interligadas e tudo deve estar em harmonia. Conhecê-las é fundamental para que saiba cuidar de si.

Experimente algumas das sugestões que temos para aliviar a sua dor de cabeça e veja o que funciona melhor 

1- Faça exercícios respiratórios

ansiedade-depressao-pos-parto-relaxar

Respirar suave e profundamente pode ser a solução para tranquilizar a mente e relaxar o corpo.

Deite-se na cama e coloque as mãos sobre a barriga, inspire lentamente empurrando a barriga para cima e expire contraindo o abdomen. Esse exercício torna a respiração mais profunda, reduz a ansiedade e melhora a oxigenação do nosso cérebro. 

2- Passeie ao ar livre

 

passeio-ao-ar-livre

10 a 15 minutos de sol por dia ajudam o corpo a produzir vitamina D e a aumentar os seus níveis de serotonina. Desfrute de um passeio ao ar livro sozinho ou com uma boa companhia. Relaxe e respire enquanto passeia, Observe a natureza e liberte-se das preocupações.

3- Coloque, por cima da zona afetada, uma fonte fria

Almofada Terapêutica Dor de cabeca

 

Arrefeça uma almofada terapêutica no congelador por 1H e coloque-a na zona dorida durante cerca de 15 a 20 minutos. Sinta o frio a penetrar e a dor a acalmar.

O frio tem efeito analgésico, ajuda a reduzir a inflamação e a dor, diminuindo os impulsos nervosos ao mesmo tempo que reduz o fluxo sanguíneo da região. Tudo isto vai ajudá-lo a desinchar a área afetada.  Volte a repetir o mesmo procedimento passado 2 horas.

4- Procure fazer uma massagem de relaxamento

massagem-relaxamento

 

Tome um banho morno para relaxar e, de seguida, faça uma massagem com a aplicação de um balsamo que contenha óleos essenciais

Uma boa massagem terapêutica estimula o fluxo sanguíneo, reduz a tensão muscular e aumenta a sensação de bem-estar. Isso faz com que consiga aliviar as dores de cabeça.

Por fim, coloque uma almofada terapêutica arrefecida no congelador por cima do local onde está a dor. Sinta um relaxamento profundo e a dor a desaparecer.

5- Alongue e relaxe

alongar-e-relaxar


Os alongamentos são fundamentais para preparar os músculos. Faça exercícios de alongamento muscular, sem forçar, de modo a melhorar a flexibilidade muscular, previnir e tratar dores musculares e articulares.
1º. Alongar o pescoço: Inclinar devagar a cabeça para cada lado, mantendo os ombros alinhados. De seguida, inclinar a cabeça para a frente e para trás; 2º Estender as costas: Sentado com as pernas abertas e esticadas, levantar os braços juntos, ficar uns minutos nessa posição e, de seguida,  baixar as costas para a frente, com os braços esticados;

6- Medite e relaxe

meditar-e-relaxar

Sente-se ou deite-se confortavelmente … coloque uma música suave … imagine-se num local agradável … feche os olhos e sinta o prazer de relaxamento.

Foque-se apenas na música… aproveite este momento para estar consigo, para se mimar, para se cuidar…

Quando os pensamentos divagarem, volte a focar-se na música. Se sentir dor, observe a sua dor e volte a focar-se na música….

Pratique todos os dias a sua meditação durante alguns minutos. Vá aumentado gradualmente a meditação até atingir os 30 minutos todos os dias.

7- Experimente os óleos essenciais

Os óleos essenciais são há muito valorizados pelos seus efeitos analgésicos. Há muitas maneiras de beneficiar do efeito dos óleos essenciais – pode-se cheirar o seu aroma (aromaterapia), aplicar algumas gotas na testa e na nuca ou até mesmo aplicar um balsamo que contenha óleos essenciais.

Os óleos essenciais de eucalipto, mentol, alecrim e limão têm propriedades sedativas, calmantes, anti-inflamatórias e analgésicas.

Uma boa massagem terapêutica estimula o fluxo sanguíneo, reduz a tensão muscular e aumenta a sensação de bem-estar.

8- Durma bem e tenha um sono reparador

Dor de cabeça - Durma bem e tenha um sono reparador

Dormir o suficiente é fundamental para controlar a dor e promover a cura. O exercício regular que esgota fisicamente o corpo ajuda a promover o sono profundo.

Para estar mais relaxado no momento de dormir, experimente levar para a cama uma Almofada Terapêutica com aroma a Alfazema, Aqueça-a no micro-ondas e sinta-se bem com o seu calor e aroma relaxantes.

Experimentou todas estas dicas para aliviar a sua dor de cabeça e nada resultou?

Não se preocupe … está tudo bem…. dê tempo ao tempo … melhores dias virão… Converse com seu médico. Não está sozinho nesta caminhada …

One Comment
  1. […] Aproveite para ler o artigo Dor de cabeça e enxaquecas – 8 formas de aliviar […]

Deixe uma resposta